Patrocinadores:
Apoio:
Apoio:
Patrocinadores:
Publicada em: 6 de abril de 2017

Tudo o que você precisa saber sobre o Bocal de Ouro 2017

Por Patrícia Haddad

Foi dada a largada para o Freio de Ouro 2017. Uma das provas mais importantes para a raça crioula, o Bocal de Ouro, abre o campeonato nesta manhã de quinta-feira, 06 de abril, no Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio.

Na noite de quarta-feira, 05, foi realizada pela primeira vez o Exame de Admissão, conhecido como vet check, que avalia o bem-estar do cavalo. A prova começa com a avaliação visual do médico veterinário, juntamente com sua equipe, para analisar se existe alguma ferida ou corte expostos. A seguir o cavalo vai para a pista e começa a sequência de trote, passo e galope.

Caso o animal não passe, está eliminado da prova. Dos 96 animais que participaram, apenas uma égua não foi aprovada. A reprovação é positiva, já que mostra que o novo sistema de avaliação está dando resultados.

O médico veterinário oficial da Federação Equestre Internacional (FEI), Jarbas Castro Júnior, é da subcomissão de bem-estar animal da ABCCC e comandou os exames admissionais. “Esse é um procedimento consolidado nos demais esportes equestres e o próprio cavalo crioulo é submetido a essa avaliação quando compete na modalidade de Rédeas. O objetivo de preservar o atleta foi alcançado e com certeza será uma nova fase no Freio de Ouro. Só o fato de existir esse exame faz com que os proprietários não forcem o animal a competir e nem se quer levá-lo para a prova, caso não esteja bem. O resultado foi muito positivo e além de cuidar do bem-estar e saúde do animal, também estamos prevenindo a segurança do ginete. Afinal, se o cavalo não estiver fisicamente bem, pode colocar sua vida em risco.”

Outra novidade durante o Bocal e as demais classificatórias do Freio de Ouro é que serão premiados os quatro primeiros colocados, não somente os três primeiros como acontecia anteriormente, e também será eleito o melhor animal da categoria funcional. Vale recordar que o nome do quarto lugar foi escolhido por votação popular como Freio de Alpaca.

O Bocal de Ouro continua hoje, 6 de abril, com o julgamento morfológico dos machos e fêmeas, e termina domingo, 9. A morfologia começa com a entrada dos animais mais novos e segue até os mais velhos. No sábado, para as provas de andaduras, figura, esbarradas e volta sobre patas, segue a ordem dos melhores pontuados na morfologia. Ou seja, os que obtiveram a melhor nota no julgamento morfológico, são os últimos a entrar na prova.

Lembrando que a final da classificatória, com a premiação dos vencedores e a divulgação dos 8 conjuntos classificados para a final do Freio de Ouro, será transmitida ao vivo pelo Canal Rural e pelo Lance Rural. Para aproximá-lo ainda mais do campeonato, todos os vídeo estarão disponíveis no youtube do Canal Rural.

Ficou curioso para saber como funciona o novo Exame de Admissão, conhecido como vet check? Então assista o vídeo e veja as fotos abaixo para entender um pouco mais sobre o novo sistema de avaliação.

 

[ngg_images source=”galleries” container_ids=”32″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”240″ thumbnail_height=”160″ thumbnail_crop=”1″ images_per_page=”9″ number_of_columns=”3″ ajax_pagination=”1″ show_all_in_lightbox=”0″ use_imagebrowser_effect=”0″ show_slideshow_link=”0″ slideshow_link_text=”[Show slideshow]” template=”/var/zpanel/hostdata/zadmin/public_html/freiodeouro.canalrural.uol.com.br/wp-content/plugins/nextgen-gallery/products/photocrati_nextgen/modules/ngglegacy/view/gallery.php” order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]