Patrocinadores:
Apoio:
Apoio:
Patrocinadores:
Publicada em: 9 de maio de 2018

Conheça os jurados da Paletada Nacional na Expo FICCC

Dupla de avaliadores serão responsáveis por garantir a excelência dos crioulos nacionais 

Foto: Divulgação/ABCCC

Além das diversas provas internacionais que preenchem a programação da Expo FICCC 2018, o evento ainda terá provas de Paleteada Nacional. A dupla de jurados indicada para o trabalho é formada por Ciro Manoel Canto de Freitas e Renato Dotto Gonçalves Filho. Confira abaixo o perfil dos avaliadores:

Ciro Manoel Canto de Freitas

Jurado de provas da raça há quase 30 anos, Ciro Manoel Canto de Freitas é proprietário da Cabanha São Marcos, de Alegrete (RS). Ligado à raça desde criança, já que nasceu em uma família crioulista, Freitas começou a carreira julgando uma Credenciadora em Camaquã (RS) e, desde então aperfeiçoou o ofício de avaliador.

Recentemente fez parte do time de jurados do Bocal de Ouro e agora chega à Expo FICCC para garantir o alto nível da Paleteada Brasileira. A exposição internacional, além de contar com Freio de Ouro, Movimento a La Rienda e Morfologia, ainda tem a Paleteada Argentina em sua programação. Ciro, portanto, é um dos avaliadores brasileiros que buscarão garantir a excelência dos crioulos nacionais.

Renato Dotto Gonçalves Filho

Assim como a maioria dos jurados da Expo FICCC, Renato Dotto Gonçalves Filho teve seu primeiro contato com a raça Crioula ainda criança. Natural de São Gabriel (RS), aos quatro anos frequentava a estância de um tio que criava crioulos. Começava um vínculo forte que se fortaleceu aos oito anos, quando ganhou a primeira égua da raça.

Um dos pontos altos da trajetória de Renato veio em 2007, quando tornou-se jurado. Outro ponto alto da carreira chega em 2018, quando o crioulista será jurado da Paleteada Nacional realizada durante a Copa do Mundo do Cavalo Crioulo. “É motivo de grande satisfação ser um dos jurados escolhidos para o evento, onde estarão as melhores duplas de cada país concorrendo em alto nível”, comenta.

Fonte: ABCCC