Patrocinadores:
Apoio:
Apoio:
Patrocinadores:
Publicada em: 1 de agosto de 2017

Escola Freio de Ouro de Montaria: Aprenda a acalmar o cavalo em situações estressantes

Competição que põe à prova a aptidão vaqueira, a velocidade, a força e a submissão do cavalo ao cavaleiro, a paleteada exige que os animais estejam bem relaxados antes de entrar na pista.

Nessa prova, duplas perseguem um novilho por uma raia de 110 metros de comprimento por 50 metros de largura. Nos primeiros 30 metros, os ginetes deixam o novilho correr. Entre os 30 metros e os 80 metros, o novilho deve ser “prensado” entre as “paletas” dos dois cavalos, daí a expressão paleteada. Após a ultrapassagem do marco de 80 metros e antes do final da raia, os ginetes adiantam os cavalos em relação ao novilho, “cortando-lhe” a frente, para que o animal retorne. Na volta, a paleteada se repete, para que o novilho seja reconduzido à mangueira.

No décimo segundo programa da Escola Freio de Ouro de Montaria, o ginete Garibaldi Ferraz ensina como manter o cavalo longe das preocupações decorrentes da exigência e da pressão da competição. Seguindo suas regras, o animal “sai calminho, e você faz o que quer dele”. Já o ginete Everton de Deus Valim fala sobre como o trabalho para tranquilizar cavalos experientes é ainda mais importante.

Assista ao vídeo e continue acompanhando os episódios da Escola Freio de Ouro de Montaria, todas as terças-feiras, no site do Freio de Ouro.