Publicada em: 11 de junho de 2018

Santa Rosa seleciona exemplares para Morfologia na Expointer

Cavalo de Lavras do Sul leva o título de Melhor Exemplar da Raça na Exposição Passaporte

Cavalos, amigos, homenagens e conhecimento. Mais uma Passaporte à Morfologia da Expointer chega ao fim neste sábado, 9 de junho, e oito exemplares garantem uma vaga na final morfológica – dentre eles, Farrapo Calmaria, com seu 3º título no ciclo 2018, e Nicotina da Cabanha Santa Fé, na categoria das fêmeas. Mas, como uma boa seletiva da raça, a de Santa Rosa (RS) não ficará somente riscada na agenda dos crioulistas: ela estará junto às outras memórias de fundamento proporcionadas pelo universo do Cavalo Crioulo.

A começar pela receptividade do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Noroeste Gaúcho, ligado à ABCCC desde 2001 e presidido hoje por Lucas Maggioni Friderichs. Enquanto o jurado Ciro Manoel Canto de Freitas se deslocava de sua cidade para a seletiva, além de todas as pessoas envolvidas no evento – técnico Thiago Persici, equipe da ABCCC, diretoria, expositores e cabanheiros da região – o grupo responsável pela organização pensava na melhor forma de acolher a todos.

E conseguiram. Uma palestra com Persici sobre Paleteada e um café campeiro caprichado, logo de cara, na quinta-feira, deram as boas vindas a todos, abrindo as portas da casa durante a exposição e valorizando a acolhida. Momento também marcado pela surpresa ao Sr. Waldir Groff, homem do cavalo que recebeu uma placa inaugurada em sua homenagem pelos serviços prestados ao Núcleo desde o princípio das atividades.

Em pista, 62 animais. Pista essa que há pouco agrega o cenário de seleções da raça, inaugurada em abril deste ano. Ao lado do jurado, o secretário Jean Benatti auxiliava no julgamento que exaltou a excelência dos animais e um clima que favoreceu o andamento das avaliações. Na ponta da fila dos oito passaporteados, foi a desenvoltura do gateado rosilho que surpreendeu, levando Farrapo Calmaria ao titulo de Melhor Exemplar da Raça. “Ele está no seu melhor momento e só nos traz alegrias”, disse a proprietária, Silvia Helena Leal.

Filho de Maragato dos Alpes e Artimanha da Escondida, o RP 04 da Fazenda Don Gaspar conquistou o título de 3º Melhor Macho na passaporte de Bagé, além de ser Grande Campeão em Santa Maria. Agora, atingiu a máxima posição como Grande Campeão e Melhor Exemplar da Raça em Santa Rosa, levando para casa a missão de repetir como cavalo marcado o sucesso que fez como incentivo.

Farrapo Calmaria – Foto: Felipe Ulbrich

Nas fêmeas, a filha de JA Impulso e Elite da Cabanha Santa Fé, Nicotina da Cabanha Santa Fé, garante mais um prêmio à propriedade que há tempos se destaca em passaportes da raça. De acordo com o jurado, a disputa entre a categoria das fêmeas foi acirrada, mas elevou a gateada bragada por se uma potranca completa, com todas as qualidades necessárias para andar muito bem em Esteio (RS).

Nicotina da Cabanha Santa Fé – Foto: Felipe Ulbrich

Confira o resultado:

FÊMEAS

Grande Campeã
Nicotina da Cabanha Santa Fé, criador e expositor Gilberto Rodrigues de Freitas – Cabanha Santa Fé – Taquara/RS

Reservada Grande Campeã
Tenência dos Três Pinhais, criador Vilson Bilibio e expositores Vilson Bilibio e Ivo Benatti, Cabanha Três Pinhais e Cabanha Movimento – Ijuí e Ivotí/RS

Terceira Melhor Fêmea
Víbora da Boa Vista, criador Fazenda Boa Vista e expositores Heitor Etchepare e Augusto Ferrari, Fazenda Tiarajú – Alegrete/RS

Quarta Melhor Fêmea
Fulanita do Barulho, criador e expositor Francisco Martins Bastos Sobrinho, Cabanha do Barulho – Uruguaiana/RS

MACHOS

Grande Campeão e Melhor Exemplar da Raça
Farrapo Calmaria, criadores e expositores Ricardo Sandi e Silvia Helena Leal Costa, Fazenda Don Gaspar – Lavras do Sul/RS

Reservado Grande Campeão
La Castellana Mil Razones, criador e expositor Marcelo Amaral Moraes, Cabanha La Castellana – Santiago/RS

Terceiro Melhor Macho
NH Esplêndido, criador e expositor Valdecir José Köhler, Cabanha Novo Horizonte – Horizontina/RS

Quarto Melhor Macho
Basco Charrua, criadores Mariana Franco Tellechea e Filhos e expositores Rafael Brandolt, Daniel Szatkowski e Taio Ziani, Estância Santa Zeli e Cabanha da Lua – Quaraí/RS

Fonte: ABCCC