Publicada em: 12 de junho de 2018

Rio Grande prepara Passaporte com expectativa de alta qualidade

Depois de transferida, exposição no município traz programação que contará com comodidades aos participantes

Foto: Fagner Almeida

Depois de adiada devido às dificuldades logísticas impostas pela greve dos caminhoneiros no país, a Exposição Passaporte de Rio Grande (RS), promovida pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do município, vai ocorrer entre 15 e 17 de junho no Parque do Sindicato Rural. O evento, que terá como jurado Luiz Francisco Quadros de Leite, selecionará oito exemplares da raça Crioula para a Nacional da Morfologia, que ocorre durante a Expointer, em Esteio (RS) e é promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

De acordo com o presidente do núcleo, Everton Lobato, mesmo com a transferência da data, os parceiros foram importantes para a manutenção da expectativa positiva para a exposição e preparação do local do evento para receber os visitantes. “Com a transferência, tivemos tempo de preparar novidades para receber os participantes. Teremos resenha coletiva, concentração de machos, início da exposição no sábado, onde depois contaremos com um remate seguido de baile com pessoal que, além de expor, vem prestigiar o evento”, afirma.

Lobato destaca a estrutura que foi preparada para os participantes, que contou com o apoio do Sindicato Rural e da prefeitura. “Nossos preparativos estão bem encaminhados com o parque arrumado, estrutura de acampamento, banheiros, cocheiras, no qual alugamos pontos extras para atender todos da melhor forma. Nossas expectativas são boas. Rio Grande conta com núcleos irmãos da região, onde também nos fazemos presentes em provas funcionais e também em provas com participação do usuário destes outros núcleos”, ressalta.

Para o presidente do Núcleo, os criadores de Rio Grande vêm sendo importantes no cenário da raça Crioula. “Temos um número enorme de usuários em todas as provas como Campereada, Paleteada, Freio do Proprietário. Sempre temos destaques na raça como, por exemplo, o Freio de Ouro Zeca Macedo, que é da região. Nas exposições estamos representando bem a região, especialmente na Expointer. Em todos os eventos da ABCCC Rio Grande se faz presente. Esperamos que desta Passaporte saiam animais que andem bem em Esteio”, destaca.

Confira a programação:

15 de junho de 2018 (sexta-feira)

8h – Entrada dos animais
14h – Revisão Coletiva
14h30min – Concentração de Machos

16 de junho de 2018 (sábado)

7h30min – Início da admissão: Morfologia Passaporte
8h30min – Término da admissão: Morfologia Passaporte
9h – Início julgamento: Morfologia Passaporte (categorias)
14h – Continuação julgamento: Morfologia Passaporte (categorias)
21h – Leilão Jóias do Rio Grande – Macedo Leilões Rurais

17 de junho de 2018 (domingo)

9h – Início julgamento: Morfologia Passaporte (Campeonatos e Grandes Campeonatos)
12h – Entrega de prêmios e Almoço de confraternização no NCCCRG

Fonte: ABCCC