Publicada em: 1 de setembro de 2017

Paleteada define campeões da raça Crioula em ciclo acirrado

Em uma disputa parelha, foi definida a dupla vencedora do ciclo nacional da Paleteada, promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), na tarde desta quinta-feira, 31 de agosto, na pista do Cavalo Crioulo no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). No final, a dupla de Uruguaiana (RS) Guinter de Quadros, montando Camb Lança 376, e Rodrigo Riviero, com Camb Lança 311, levaram o título do ano na modalidade.

Os dois estão correndo juntos há seis anos e, após muita persistência, chegaram ao título máximo da categoria. Conforme Quadros, depois de uma terceira colocação no ciclo de 2016, desta vez o lugar mais alto do pódio foi alcançado. “Faz muito tempo que estamos disputando as finais e no ano passado ficamos em terceiro lugar. É uma emoção muito grande vencer uma prova tão importante da raça Crioula”, salientou.

Para Rivero, a vitória tem um gosto especial e é mais valorizada após uma jornada de um ano dentro de um ciclo extremamente disputado, com competidores qualificados e decisões acirradas com as duplas mostrando habilidade durante as classificatórias da Paleteada. “Foi uma prova muito concorrida no ano inteiro, desde as suas classificatórias. É um grande prazer ter ficado no primeiro lugar”, ressaltou.

A Paleteada teve como jurados Leandro Amaral e Thiago Schilling de Ávila. Este ciclo, de acordo com os organizadores, demonstrou crescimento, inclusive com recordes de participantes nas classificatórias. Na final, participaram 59 duplas e as cinco primeiras garantiram vaga para a competição da Federação Internacional de Criadores de Cavalos Crioulos (FICCC), que ocorrerá no mês de maio também em Esteio.

Confira o resultado

1º Lugar
Rodrigo Rivero, montando Camb Lança 311 e Guinter de Quadros, montando Camb Lança 376
Pontuação: 87,38

2º Lugar
Juan Salustiano Peirano, montando Pacifica Pareja, e Gabriel Marty, montando Pacifica Taba
Pontuação: 87,25

3º Lugar
Edson Oliveira da Rosa, montando Vacaria do Itapororó, e Aluizio Perez, montando Valete do Inhanduvá
Pontuação: 82,88

Divulgação ABCCC – Foto: Fagner Almeida