Publicada em: 11 de abril de 2018

Londrina aposta no usuário para expansão da raça Crioula

Exposição durante a Expolondrina apresentará as qualidades do Cavalo Crioulo

Foto: Felipe Ulbrich

Com mais de 22 mil animais registrados, de acordo com dados da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), o Paraná, há cada ano que passa, aumenta seu destaque no cenário da raça. Este crescimento será apresentado mais uma vez no Estado, agora em Londrina, durante a Expolondrina, de 13 a 15 de abril, quando será realizada mais uma etapa da Morfologia Passaporte, que levará animais para a Exposição Nacional que ocorre na Expointer, em Esteio (RS), no mês de agosto.

Conforme Caio Amaral, que está assumindo como presidente do Núcleo do Norte Paranaense de Criadores de Cavalos Crioulos, a Expolondrina é uma feira importante que ocorre em uma região propícia para o trabalho de expansão da raça Crioula. “Apesar de estarmos no Paraná, Londrina está muito mais próxima de São Paulo e ela é estratégica para o Cavalo Crioulo. É uma região extremamente forte para o usuário do cavalo”, observa.

Amaral destaca que o grande desafio do Núcleo é conquistar o usuário do cavalo. Explica que Londrina é uma região de profissionais liberais que tem no cavalo o seu hobby. Na região não temos muitos criadores, temos 19 associados de médios e pequenos criatórios. Queremos fazer de Londrina uma área de expansão forte em torno do usuário. Temos conseguido entrar com o cavalo em algumas modalidades equestres como o Laço em Dupla“, destaca.

O dirigente do Núcleo lembra que esta é a terceira passaporte e oitava exposição realizada em Londrina. O julgamento fica a cargo de Francisco Fleck. Amaral espera que o evento alcance as expectativas da organização. Será mais uma boa passaporte, esperamos conseguir a participação de pelo menos 60 animais e acreditamos em um nível bom de qualidade”, destaca.

Confira a programação

13 de abril de 2018 (sexta-feira)
14h – Concentração de Machos e Admissão

14 de abril de 2018 (sábado)
9h – Julgamento morfológico

15 de abril de 2018 (domingo)
9h – Grandes campeonatos

Fonte: ABCCC