Publicada em: 8 de dezembro de 2016

Freio de Ouro 2017 terá uma classificatória a menos

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) encaminhou o calendário das provas classificatórias ao Freio de Ouro 2017. A única indefinição está nas datas referentes à eliminatória argentina.
A principal novidade desta 36ª edição do Freio de Ouro será a diminuição de uma etapa, com a unificação das seletivas catarinense e paranaense que em 2016 foram disputadas em Araranguá e Pato Branco, respectivamente. No próximo ciclo a prova acontecerá em Chapecó (SC).
Para o vice-presidente de Eventos da ABCCC, Eduardo Azevedo, a redução, também realizada em 2016, acarreta no aumento de vagas para a final em outras eliminatórias: “Esta medida segue esta linha para termos um evento de maior porte e com nível superior. Se fizermos uma classificatória grande, com número expressivo de animais, a tendência é termos uma competição com um nível mais alto”.
Desta forma, assim como no Bocal de Ouro e na Aberta de Esteio, a seletiva de Santa Catarina também vai classificar 16 animais – oito cavalos e oito éguas.
O Rio Grande do Sul sediará novamente as etapas das regiões Norte e Sul. A disputa da região Norte, que em 2016 foi em Vacaria, desta vez, será em Santa Maria. Na região Sul, sai Bagé e entra Pelotas.
Itu (SP) e Brasília (DF) seguem no calendário.
A grande decisão acontecerá no primeiro final de semana da Expointer , no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Disputarão os 96 melhores conjuntos da temporada – 48 machos e 48 fêmeas.

Provas Freio de Ouro 2017

Classificatória Argentina – a definir (Buenos Aires)
Bocal de Ouro – 6 a 9 de Abril (Esteio)
Classificatória Uruguai – 11 a 14 de maio (Montevidéu)
Classificatória Aberta – 17 a 21 de maio (Esteio)
Classificatória Norte RS – 1 a 4 de junho (Santa Maria)
Classificatória Sul RS – 8 a 11 de junho (Pelotas)
Classificatória SC e PR – 22 a 25 de junho (Chapecó)
Classificatória Aberta – 6 a 9 de julho (Itu)
Classificatória Aberta – 13 a 16 de julho (Brasília)