Publicada em: 13 de abril de 2016

Expolondrina apresenta potencial do cavalo Crioulo no Paraná

Despontando no cenário nacional do cavalo Crioulo, inclusive com títulos importantes em diversas modalidades da raça Crioula, o Paraná hoje a terceira posição no ranking de número de animais no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), o plantel conta com 22,03 mil animais em território paranaense, crescimento em 2015 de 9,1% em relação ao ano de 2014.

A potencialidade da raça Crioula será demonstrada a partir desta quinta-feira, dia 14 de abril, no parque Governador Ney Braga, em Londrina (PR), durante a Expolondrina, em mais uma Exposição Passaporte, evento que credencia animais para a Morfologia, que será realizada na Expointer 2016, em Esteio (RS). “Houve um considerável crescimento da criação na nossa região. Desde 2010, quando fundamos o núcleo, vemos um aumento dos entusiastas pela raça, com um aumento significativo de interessados”, salienta o presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Norte Paranaense, Elizandro Pellin.

De acordo com o dirigente, esta será a sétima edição do evento dentro da Expolondrina. Afirma que o cavalo Crioulo já é uma referência na feira e o objetivo é mostrar os potenciais da raça e promover a integração entre os criadores e também com outros públicos frequentadores da exposição paranaense. “A Expolondrina é uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina e que recebe pessoas do mundo todo. Esse passaporte é de grande importância tanto que o campeonato se dá na pista principal do parque”, revela.

Além do julgamento, a Expolondrina contará com um Simpósio de Preparo e Avaliação Morfológica do Cavalo Crioulo, com arrecadação destinada para a Equoterapia Equo Sorriso, de Curitiba (PR). O julgamento da Exposição fica a cargo de Cláudio Neto de Azevedo.

FU7_D700-6234

 

Confira a programação

14 de abril de 2016 (quinta-feira)

14 h – Concentração de Machos (As medidas serão feitas na sede do Núcleo e posteriormente a ordenação na pista Roberto Requião)

16 h – Julgamento Morfologia Categorias Incentivo

19 h – Simpósio de Preparo e Avaliação Morfológica do cavalo Crioulo – Toda a arrecadação será destinada a Equoterapia Equo Sorriso

Local: Recinto Milton Alcover (em frente a pista central)

 

15 de abril de 2016 (sexta-feira)

9 h – Inicio do Julgamento das Categorias Oficiais do Passaporte

12 h – Recesso – Almoço

14 h – Continuação do Julgamento das Categorias Oficiais do Passaporte

(Dia 15 toda a programação será na Pista Roberto Requião)

 

16 de abril de 2016 (sábado)

9 h – Julgamento dos Grande Campeonatos Incentivo e Oficiais – Pista Central

13 h – Almoço na Sede do Núcleo

14h30min – Entrega de Prêmios

 

Foto: Felipe Ulbrich
Texto: Nestor Tipa Júnior/ AgroEffective- Divulgação ABCCC