Publicada em: 21 de junho de 2016

Conhece um cavalo crioulo de longe? Descubra as características da raça

Raul Lima e La Passion Brilhante (14)

Por Patrícia Haddad

História
Os primeiros ascendentes do cavalo crioulo, Andaluz e Berbere, foram trazidos para América pelos colonizadores espanhóis. Com o passar dos anos, os animais adaptaram-se ao clima e região, adquirindo características únicas da região sul americana.

Mesmo sendo um cavalo nativo da República Argentina, o Crioulo é encontrado em uma grande variedade de nomes e formas dentro do continente Latino Americano. No Brasil, por exemplo, é o Crioulo Brasileiro. Diferente da Argentina, onde o Crioulo é a montaria indispensável do gaúcho, e teve um papel importante no surgimento da raça Polopony.

Atualmente, o Cavalo Crioulo é criado principalmente em países como Uruguai, Chile, Argentina. No Brasil, os cavalos estão espalhados por mais de 22 estados, com predominância no Rio Grande do Sul.

Raul Lima e La Passion Brilhante (25)

Característica
Descendente direto dos cavalos espanhóis, a raça é conhecida pela sua excepcional força, resistência e saúde.

Famoso pela longevidade, o crioulo consegue viver em situações de extremo frio ou calor com o mínimo de alimentação. É um cavalo de sela, com caráter tranquilo, inteligente e dócil. Também é ágil e corajoso.

Aptidões: O Crioulo é, por excelência, um cavalo de trabalho, ideal na lida com gado, para passeio e enduro, podendo ser usado para percorrer grandes distâncias. Se treinado, pode se tornar atleta, com destaque em provas como o Freio de Ouro e provas de rédeas.

Morfologia
O Cavalo Crioulo possui um porte pequeno e seu tamanho varia entre 1,35m a 1,52m, com média de 1,45m em machos e fêmeas. Sua pelagem clássica é o gateado, no caso, um baio escuro, com uma listra preta, desde o fim da crineira até a cauda, estrias escuras nos membros e muitas vezes nas cernelhas. Porém, todas as pelagens são admitidas.

A cabeça do cavalo tem um perfil retilíneo, curto e largo, delineado e em forma de pirâmide. Fronte larga e bem desenvolvida, orelhas pequenas e afastadas da base. Olhos grandes, proeminentes, com vivacidade e expressivos, afastados sobre o bordo do plano frontal.

O Cavalo Crioulo tem uma estrutura óssea compacta e musculatura extremamente consistente. Toda sua anatomia agrega as características de agilidade e resistência.

Andadura
Marcha trotada

Fotos: Felipe Ulbrich